Categorias
Saúde mental

Viver a vida no modo automático ou no modo consciente?

As vezes você tem a impressão que o dia passou depressa e que você não viu o que fez? Ou sente que o tempo está passando mais rápido que o normal e tem a sensação de que não está sentindo a vida passar?

Quando isso acontece é sinal que você está levando a vida no modo automático, que é muito eficiente em automatizar nossa vida por meio de hábitos. Eles são bons em alguns momentos na realização de tarefas repetidas, porém quando cedemos demais ao piloto automático podemos acabar fazendo atividades diárias sem de fato estar vivendo. Viver a vida no modo consciente nos permite voltar a ter total atenção da nossa vida.

Outra característica que diferencia o automático do consciente é a questão de estarmos o tempo todo pensando demais, ficamos absorvidos por pensamentos acelerados para analisar tudo a nossa volta, porém esquecemos de sentir nossas experiências. Sentindo você cultiva uma sensação intuitiva do que está ocorrendo a sua volta, você acorda para o que está acontecendo no mundo e dentro de você, momento a momento, aumentando sua capacidade de ver as pessoas e a vida de outra maneira.

Bruna Castro Psicologa modo automático ou consciente

Você precisa aprender também que pensamentos não passam de pensamentos, são eventos criados pela mente, costumam ser valiosos, mas não são você ou a realidade. A simples compreensão desse fato te liberta do excesso de preocupação e ruminação. Outro ponto é que você precisa restaurar o equilíbrio entre as atividades que o revigoram e atividades que o esgotam. Pense na sua rotina e nas atividades que exerce, no fim você fica esgotado ou revigorado? Há um balanço entre as duas atividades? Replaneje sua rotina, se for necessário.

Costumamos também julgar e comparar o mundo “real” com o mundo que idealizamos em nossos sonhos e pensamentos e a diferença entre os dois gera uma insatisfação e frustração permanente. Por outro lado, podemos suspender o julgamento com o simples fato de aceitar que as coisas são como são. Aceitar é reconhecer que a experiência existe e, em vez de deixar que ela controle sua vida, observá-la compassivamente, sem julgá-la, criticá-la ou negá-la. Experimente se livrar dos julgamentos e reclamações por uma semana e veja a diferença!

Enfim, saia do modo automático de viver sua vida, experimente o modo consciente e leve a vida mais atenta no que realmente importa e acrescenta. Tenha atenção no momento presente, uma das técnicas que ajudam nesse processo é a meditação, entrar em contato consigo mesmo e sentir a vida novamente.

A terapia também é um momento de cuidado e consciência de si, se perceber dificuldades nesse processo procure um profissional!


ATENDIMENTO ONLINE, MARQUE SUA CONSULTA