Categorias
Inteligência Emocional Saúde mental

Resolva seus problemas: compreender é o primeiro passo.

Conseguimos compreender nossas experiências de vida analisando cinco partes: ambientes/situações de vida, reações físicas, humor, comportamentos e pensamentos. Cada uma dessas partes interage com as outras, então, mudanças em nosso comportamento influenciam como pensamos e como nos sentimos. O comportamento também pode mudar o ambiente e os eventos da vida. A forma como pensamos determina como nos sentimos.

Como exemplo da compreensão dos problemas em cada uma dessas partes, considere uma pessoa ansiosa que têm fobia em voar de avião e precisa fazer uma viagem importante para sua vida profissional.

  • Mudanças ambientais/situação de vida: Viagem a trabalho para alcançar uma promoção.
  • Reações físicas: suor frio, taquicardia, respiração acelerada, agitação.
  • Humor: em pânico, ansiedade, nervosismo.
  • Comportamento: evitação de voar, cogitando desistir da promoção.
  • Pensamentos: “Estou tendo um ataque cardíaco”, “Vou morrer”, “Alguma coisa ruim vai acontecer se eu viajar de avião”.

A compreensão de como interagem esses cinco aspectos ajuda a compreender nossos problemas e já que as áreas estão interligadas, pequenas melhoras em qualquer uma delas contribuiriam para mudanças positivas nas demais. Assim como no exemplo você também pode começar a entender os problemas, observando e anotando o que está vivenciando nessas cinco áreas da sua vida, isso pode proporcionar uma nova maneira de compreender os próprios problemas e fornecer ideias de como fazer mudanças positivas na vida.

Bruna Castro - Resolva seus problemas

Para facilitar o preenchimento dessas cinco fases responda às seguintes perguntas:

  • Mudanças ambientais/situação de vida: Que mudanças recentes ocorreram em minha vida? Quais foram os eventos mais estressantes para mim no último ano? Nos últimos 3 anos? Cinco anos? Em minha infância? Estou passando por dificuldades duradouras ou atuais?
  • Reações físicas: Que sintomas físicos estou tendo? (Considere mudanças gerais no nível de energia, apetite, dor e sono, além de sintomas ocasionais como tensão muscular, cansaço, taquicardia, dores de estômago, sudorese, tonturas e dificuldades respiratórias.)
  • Estados de humor: Que palavras isoladas descrevem meus estados de humor mais frequentes ou perturbados (triste, nervoso, raivoso, culpado, envergonhado)?
  • Comportamentos: Que comportamentos estão conectados ao meu humor? No trabalho? Em casa? Com amigos? Comigo mesmo? (Comportamentos são coisas que fazemos ou evitamos fazer.)
  • Pensamentos: Quando apresento estados de humor intensos, que pensamentos tenho a meu respeito? Sobre outras pessoas? Meu futuro? Que imagens ou lembranças me vêm à mente?

Após essa atividade ficará mais fácil visualizar quais áreas necessitam de mudança, na terapia cognitivo comportamental se foca nas distorções de pensamentos e na ativação comportamental. Se você tem algum transtorno é necessário que faça essa atividade e inicie a terapia, assim seu terapeuta poderá te ajudar a compreender melhor seus problemas e orientá-lo quanto ao caminho que deve seguir para promover mudanças.

O app Cogni auxilia no registro de pensamentos disfuncionais

Para lhe ajudar a resolver seus problemas com a ajuda da tecnologia e a compreender seus sentimentos, eu costumo utilizar um aplicativo com meus pacientes em terapia que permite escrever essas cinco áreas com muita facilidade e depois eles podem compartilhar comigo suas anotações para discutirmos nas sessões. Já postei no meu Instagram sobre o aplicativo Cogni que funciona como um diário da terapia. Confira o post e aproveita para me seguir se ainda não me segue:

https://www.instagram.com/p/B1Ph7eih6rL

ATENDIMENTO ONLINE, MARQUE SUA CONSULTA