Categorias
Saúde mental

O que é meditação da atenção plena?

A meditação é uma técnica milenar que produz grandes ganhos em todas as áreas da vida. Uma das variações da meditação é a atenção plena (mindfulness) que se baseia na terapia cognitiva, que é simples e leve sendo indicado para qualquer pessoa.  Ela ajuda em impedir sensações negativas de se transformarem em humor deprimido e transtornos de ansiedade.

Mas como se faz a meditação da atenção plena?

Essa meditação consiste em concentrar toda a atenção na respiração, para que você possa observar os pensamentos surgindo na sua mente e, pouco a pouco, pare de lutar contra eles. Dessa forma você consegue perceber que os pensamentos aparecem e somem por conta própria e entende que você não é seus pensamentos e que você tem a opção de agir com base neles ou não.

E quais os benefícios da meditação?

A ansiedade, a depressão e a irritabilidade diminuem com sessões regulares de meditação. A memória melhora, as reações se tornam mais rápidas e o vigor mental e físico aumenta. Há melhora nos relacionamentos interpessoais, redução do estresse crônico e hipertensão. E a meditação também fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater resfriados, gripe e outras doenças.

Com todos esses benefícios, o que impede as pessoas de praticarem são alguns mitos, vamos desmistificá-los:

  • A meditação não é uma religião, ela é apenas uma técnica de treinamento mental.
  • Você pode praticar a atenção plena em qualquer lugar e em qualquer posição e não apenas em lugares silenciosos deitado ou sentado.
  • A pratica de atenção plena não exige muito tempo, só é preciso ter paciência e persistência;
  • A meditação não é complicada, não existe sucesso ou fracasso, mesmo com dificuldade para meditar, ela é funcional para aprender seus benefícios.
  • A meditação não implica aceitar o inaceitável, mas ver o mundo com mais clareza para ser capaz de tomar atitudes mais sábias para mudar o que precisa ser mudado.
Bruna Castro - Atenção plena

A prática da atenção plena não nega o desejo natural do cérebro de solucionar problemas. Ela simplesmente nos dá tempo para escolher a melhor forma de resolvê-los.

Em breve colocarei alguns passos para realizar a meditação aqui no blog, mas hoje em dia tem diversos aplicativos que permitem a meditação guiada como:

Veja alguns exemplos de programas recomendados:

Lojong

Meditopia

Meditopia

ATENDIMENTO ONLINE, MARQUE SUA CONSULTA