Embora os pensamentos afetem os estados de humor, o comportamento e as reações físicas, o pensamento positivo não é uma solução para os problemas da vida. A maioria das pessoas ansiosas, deprimidas ou irritadas pode dizer que: “Ter apenas pensamentos positivos não é assim tão fácil”. De fato, ter apenas pensamentos positivos é uma proposta muito simplista, geralmente não provoca mudanças duradouras e pode nos levar a negligenciar informações que são importantes.
É necessário aprender a levar em consideração todas as informações e os diferentes ângulos de um mesmo problema. Encarar uma situação considerando todos os seus ângulos e um amplo leque de informações – positivas, negativas e neutras – produz formas mais úteis de compreender as situações e encontrar novas soluções para as dificuldades que você enfrenta.
Uma solução mais acertada ao invés de dizer que “Tudo vai ficar bem” seria prever que se sentiria emoções desconfortáveis e ter um plano de como lidar com elas durante a situação. Se pensarmos unicamente nos aspectos positivos, podemos não ser capazes de fazer previsões com precisão e de lidar com eventos piores do que esperamos.
MUDAR A FORMA DE PENSAR É O ÚNICO MODO DE SE SENTIR MELHOR?
Embora o processo de identificação, teste e consideração de pensamentos alternativos seja um ponto central da Terapia Cognitiva Comportamental, com frequência é igualmente importante fazer mudanças nas reações físicas e/ou no comportamento.
Por exemplo, se você vem se sentindo ansioso há muito tempo, provavelmente evita coisas que produzam ansiedade em você. Uma parte do aprendizado de como lidar com esse estado de humor é aceitar sua ansiedade (mudança cognitiva), aprender a relaxar (mudança física) e abordar o que o assusta para que consiga lidar com os perigos identificados (mudança comportamental).
As pessoas geralmente só superam a ansiedade quando mudam os pensamentos e superam a evitação. Fazer mudanças em seu ambiente/suas situações de vida também o ajuda a se sentir melhor. Reduzir o estresse, aprender a dizer não a pedidos irracionais de outras pessoas, passar mais tempo com indivíduos que o apoiam, trabalhar com os vizinhos para aumentar a segurança do bairro e tomar atitudes para diminuir a discriminação ou o assédio no trabalho são todas mudanças ambientais/de vida que ajudam você a se sentir melhor.
Algumas situações da vida são tão desafiadoras que simplesmente pensar de forma diferente sobre as coisas não é uma ideia inteligente. Por exemplo, alguém que está sendo abusado precisa de ajuda para mudar ou para sair dessa situação. Simplesmente mudar os pensamentos não é uma solução adequada para o abuso: o objetivo é parar o abuso. As mudanças nos pensamentos auxiliam alguém nessa situação a se sentir motivado para obter ajuda, mas simplesmente mudar os pensamentos para permitir a aceitação do abuso não é uma solução conveniente.
ATENDIMENTO ONLINE, MARQUE SUA CONSULTA