Categorias
Dieta

Desejo de comer: estratégias para lidar.

Em um post anterior falei sobre a organização da rotina para seguir a dieta com sucesso e nele prometi falar sobre estratégias antidesejo para você lidar com o desejo de comer compulsivamente fora da dieta.  Então vou descrever aqui algumas técnicas cognitivas e comportamentais para você lidar com o desejo de comer. Vamos lá?

Você pode tomar algumas atitudes para contrariar o seu próximo desejo. Os primeiros cinco passos ajudam a preparar sua programação mental, e devem ser usados sempre que um desejo aparecer:

1. Rotular

Diga para si mesmo: “Este sentimento é só um desejo. Ele é desconfortável e intenso, mas (como a fome) ele também não é uma emergência”.

2. Permanecer Firme

Diga a si mesmo que, absolutamente, você não irá comer o alimento que é motivo desse desejo. Lembre-se de que realmente não quer fortalecer seu “músculo de desistência” e enfraquecer o de “resistência”. Pergunte-se se valerá à pena ceder a esse prazer momentâneo de comer.  Pense como o fato de ceder irá minar sua autoconfiança.

3. Não se permitir escolha

A parte emocionalmente dolorosa do desejo é a batalha que você trava contra ele. Quando você disser a si mesmo, com absoluta convicção, “NÃO TENHO ESCOLHA” e se envolver em uma atividade qualquer, o desejo irá diminuir. O desejo não passará, no entanto, se você vacilar e dizer para si mesmo: “Isto é tão intenso, não sei se consigo suportar”: É claro que você consegue suportar! Pode ser desconfortável, mas nada de ruim vai acontecer se você resistir. Na realidade, durante alguns minutos, você se sentirá orgulhoso.

4. Imaginar o resultado de ceder

Vá em frente e pense em comer aquilo que está provocando esse desejo. Imagine esse alimento em sua boca. Quantos segundos você levou para comer? Por quanto tempo sentiu prazer? Agora visualize o resto do cenário – aquela parte da experiência na qual você não costuma pensar até que seja tarde demais. Imagine-se fraco e fora de controle. Imagine-se chateado, desistindo e comendo cada vez mais, sentindo-se cada vez pior. Está se sentindo pesado, deprimido? Quando começar a se entristecer com estas imagens, lembre-se quantas vezes desistiu antes, quantas vezes prometeu que não faria mais isso e como se sentiu desacreditado. Agora que já viu o cenário todo, o que lhe parece melhor: comer ou não comer?

5. Lembrar-se dos motivos que você tem para resistir aos desejos

Leia o seu Cartão de Vantagens (falo sobre isso neste post). Você não será capaz de obter maravilhosos benefícios de emagrecer se não conseguir superar os desejos. Se você continuar a ceder, sempre estará correndo o risco de engordar.

Se você ainda estiver motivado a comer algo que não deveria depois de usar técnicas de programação mental, experimente quantas técnicas comportamentais você precisar:

dieta

1. Ficar longe do alimento que lhe provoca desejo.

Quando a visão ou o cheiro de um alimento desperta o desejo de consumi-lo, você pode guarda-lo onde não possa vê-lo ou se livrar dele (dar para alguém, jogar no lixo). Se não for possível tirar o alimento de sua frente, então saia você da frente dele. Deixe o local, vá para outro aposento, vá ao banheiro ou saia.

2. Beber um líquido com pouca ou nenhuma caloria.

A sede pode parecer fome e induzi-lo a comer. Pense em tomar um refrigerante, água com limão, sucos diluídos (se seu programa alimentar permitir), ou outra bebida de baixa caloria.

3. Relaxar

Você pode ensinar seu corpo a relaxar de muitas formas. Existem muitos CDs e livros com técnicas de relaxamento. Uma técnica simples consiste em prestar atenção em sua respiração: conte até quatro, vagarosamente, enquanto inspira e também quando expira. Faça respiração superficial; não deixe seu peito levantar e baixar. Espere e repita esse exercício pelos próximos três minutos. No final você estará mais calmo e controlando seus desejos.

4. Distrair-se.

Você se lembra de quando uma distração natural interrompeu seu desejo e de como você ficou feliz, mais tarde, por não ter comido naquela hora? O telefonema de um amigo, talvez o cachorro insistindo para passear, ou a visita do chefe para discutir algo com você. Quando acabou de realizar o que precisava, seu desejo havia acabado ou enfraquecido. Você havia focalizado a atenção em outra coisa.

desejo de comer

Anote essas estratégias e aplique elas diariamente em sua rotina, aos poucos elas vão ficando automáticas e mais fáceis de serem utilizadas. Em breve postarei mais conteúdo referente à dieta e como trabalhar sua mente para manter-se firme diante dela. Lembrando que se você tem alguma dificuldade ou está passando por um sofrimento mental por causa disso, procure um profissional para te auxiliar!


ATENDIMENTO ONLINE, MARQUE SUA CONSULTA