Categorias
Ansiedade

Como lidar com a ansiedade na Pandemia do Coronavírus?

Nesse momento é normal ter uma certa ansiedade devido ao estado de pandemia do Coronavírus (Covid-19) e por isso gostaria de trazer orientações para lidar com essa emoção diante dessa situação. Se você já é uma pessoa que tem diagnóstico de transtorno de ansiedade/pânico, provavelmente deve estar piorando os seus sintomas e para isso indico que você esteja ou mantenha o acompanhamento psicológico e psiquiátrico de forma online. Já fiz um post sobre a diferença entre ter um sintoma e ter um transtorno, leia para entender se você está com uma ansiedade normal ou patológica.

Aceitando a Ansiedade

A primeira coisa que é importante dizer é que a ansiedade é uma emoção muito próxima do medo e é uma emoção protetiva, durante a evolução necessitávamos de nos proteger dos perigos do ambiente e por isso a ansiedade e o medo nos sinalizava que algo estava errado e que precisávamos nos preparar para encarar ou fugir do perigo! Então é normal sentir ansiedade diante da situação mundial que estamos vivendo nesse momento, dessa forma utilize esse alerta para se proteger, ficando em quarentena se puder, higienizando as mãos e alimentos, evitando contato físico com pessoas que moram com você, cuidando da sua saúde. Se você seguir essa recomendação não há o que se preocupar, aceite a ansiedade e não tente expulsar os pensamentos acerca da preocupação, quanto mais você tenta não pensar em algo mais você pensa.

Como lidar com a ansiedade?

coronavírus ansiedade

Diante da aceitação da ansiedade há algumas coisas que você pode fazer para que sua ansiedade não vire algo disfuncional que ao invés de te proteger, te paralisa. Uma das coisas principais que se deve evitar é buscar e assistir noticiários sobre a pandemia o tempo todo, de preferência escolha um horário no seu dia para se informar e desabilite notificações desnecessárias no celular. Uma dica também é manter uma rotina o mais próxima possível da sua realidade de antes, organize seu dia de acordo com as coisas que você já faz normalmente e que são possíveis de continuar sendo feitas mesmo em casa, então continue fazendo atividades físicas, trabalhando, estudando, alimentando, entre outras coisas que é possível fazer em casa ou online.

Não se pode manter o contato com os outros pessoalmente, mas você pode combinar de se encontrar virtualmente por plataformas de vídeo com seus amigos e familiares, assim reforça seu contato social. Além disso é importante que você insira na sua rotina atividades prazerosas, comece fazendo coisas que você normalmente não tinha tempo e por ultimo não fique de pijama o dia inteiro, arrume-se para ficar em casa, assim você se sente preparado para começar a produzir, vale até passar um perfume!

Quais atividades fazer então?

Já que nessa quarentena teremos, de certa forma, tempo livre podemos fazer atividades que estavam pendentes ou que julgávamos sem tempo para realizar. E tem inúmeras outras coisas que podemos acrescentar na nossa rotina, o importante é não ficar muito ocioso pois isso gera ansiedade e ruminação. Dentre as atividades principais temos: ler livros, assistir uma videoaula, exercitar-se em casa, praticar meditação, assistir filmes e séries, organizar a casa, fazer uma faxina,  ter um dia de beleza, cozinhar, aprender uma habilidade nova, acompanhar conteúdos nas redes sociais, entre outras. Você pode começar a fazer agora qualquer coisa inclusive descansar! Vamos lá?

Enfim, nesse momento deixamos de lado muitas coisas que são difíceis de fazer dentro de casa, mas podemos continuar cuidando da nossa saúde física e mental no dia a dia. Inclusive há como continuar com seu tratamento psicoterápico também através da terapia online. Se você está se sentindo ansioso e acredita que precisa de uma ajuda profissional não deixe de procurar o atendimento online.


ATENDIMENTO ONLINE, MARQUE SUA CONSULTA